©2018 by Studio Dekor. Proudly created with Wix.com

A decoração dos Boêmios: Estilo Boho

September 14, 2018

 O Boho, Boêmio ou Bohemian é um estilo que surgiu e ficou muito conhecido através do mundo da moda, e que agora está com tudo no mundo da decoração! Associado principalmente aos artistas, escritores e intelectuais, esse estilo surgiu na França, após a revolução francesa, quando com a falta de clientes ricos os artistas da época foram obrigados a viver na pobreza. 

 Mas afinal, o que é o boêmio contemporâneo e como ele entra na decoração? O Boho foge do convencional, é um mix de estilos e referências, dentre eles o cigano, hippie, oriental, vintage, punk e country, aproveitando todas as suas de cores, texturas e estampas.

 A criatividade é o limite, são permitidas estampas étnicas e cores vivas nas paredes, almofadas, tapetes, colchas e até mesmo nos móveis. Objetos de decoração com flores, figuras étnicas, bordados e miçangas dão o toque final. Ambientes com esse estilo de decoração pede muita madeira também, sendo ela em tons naturais ou na pátina, e trazem mais aconchego para o ambiente tão colorido.

 

 

 Como usar esse estilo sem errar e pesar o ambiente?

 

 Caso ache muito ousado e tenha medo de não gostar ou enjoar, a dica para quem vai começar a usar o estilo em algum ambiente ou, por que não, na casa toda, é escolher uma paleta de 3 a 4 cores e trabalhar com toda sua variação de tonalidades. Assim fica fácil de fazer as combinações e com o tempo, ao se acostumar, pode inserir novas cores e estampas!

 

 

 As principais cores do estilo são o preto, marrom, verde oliva, bege e cáqui, e para dar vida são usadas cores mais vivas e brilhantes como o roxo, violeta, mostarda, amarelo, dourado e prata. Mas nada impede de usar verde, azul, vermelho ou qualquer outra cor.

 

 

 E as estampas e texturas? As estampas geralmente são geométricos, florais, animal print e étnicas como o kashmir, andino, kilim, ganado e ikat. Já a textura é encontrada nas almofadas e mantas, que podem ser bordadas, em tricô, crochê ou com pedrarias. Nos móveis a madeira, palha, rattan ou juta são os mais usados, sofás amplos com formas arredondadas, pufes estampados, cômodas, aparadores, racks e outros móveis antigos também podem ser reutilizados nesse estilo. 

 

 

 O piso pode ser piso frio, mas o de madeira é o mais indicado para dar a sensação de um ambiente mais acolhedor, que é a proposta desse tipo de decoração. Nas paredes pode ser usada a cor predominante da decoração, mas caso queira algo mais discreto, tons terrosos mais claros ficam lindos também. Para paredes de destaque, um papel de parede estampado é uma ótima pedida, e não tenha medo de abusar de quadros e esculturas nas paredes.

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

September 5, 2019

November 30, 2018

October 26, 2018

September 29, 2018

September 21, 2018

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags