©2018 by Studio Dekor. Proudly created with Wix.com

Como escolher: Cortina Tradicional

October 17, 2019

 Hoje vou mostrar um pouquinho sobre as tradicionais cortinas de varão ou trilho. As cortinas ainda são muito utilizadas apesar da crescente procura pelos modelos mais modernos como as rolôs e romanas, e é possível deixar o ambiente contemporâneo e clean mesmo com as cortinas tradicionais. 

 Mas como escolher a que mais combina com o ambiente? Existem alguns passos para chegar a cortina perfeita para sua decoração, como a escolha do tecido, tipo de prega, se é com forro ou não, abertura... enfim, diversas possibilidades de acabamentos!

 

 Para começar, vamos listar os principais tipos de pregas! As pregas são o acabamento na parte superior da cortina, são elas que dão o efeito visual, de volume e estilo. Vamos lá!

 

Prega Americana

 

 É o modelo mais clássico! Ela é feita com três pregas agrupadas e espaçadas entre si. Pode ser feita tanto no varão quanto no trilho. Seu caimento é bem volumoso, principalmente se for usada com forro.

 

Prega Macho

 

 É um modelo coringa que combina tanto em um ambiente mais clássico, quanto em projetos mais contemporâneos. É composta por duas dobras unidas em sentido oposto no cós da cortina, fazendo com que o volume da cortina se concentre na frente, proporcionando um caimento reto e elegante. Pode ser tanto em varão quanto em trilho e é muito utilizada também como xales laterais.

 

Prega Fêmea

 

 Muito parecida com a anterior, ela também é composta por duas dobras unidas em sentido oposto, porém com o volume do tecido caindo para trás, o que proporciona um caimento reto e com volume menor. É ideal para ambientes mais clássicos. Também pode ser feita tanto em varão quanto em trilho.

 

Prega Wave/Paulista

 

 Um dos modelos mais populares atualmente e, como o próprio nome diz com efeito de "ondas", essas são formadas pelo tecido intercalado nos dois sentidos. O volume é maior na parte superior, e dependendo do tecido fica mais reta no final. O efeito da wave imita o da cortina em ilhós, mas dispensa os ilhóses, dando um acabamento mais clean à cortina.

 É um modelo coringa também, pode ser usado na decoração clássica à contemporânea e permite ser feita no varão ou trilho.

 

 

 Para saber qual o melhor sistema para a cortina é importante analisar o ambiente, se nele dispõe de sanca cortineiro, tem alguma limitação na parede ou teto que influência na instalação da cortina e outros fatores. Além de, claro, levar em consideração seu gosto na hora da escolha. 

O importante é sempre consultar alguém especializado no assunto quando surgirem dúvidas ou pode nos consultar também! Aqui na Studio Dekor temos todos os modelos e podemos ajudar na escolha e com as dúvidas.

 

No próximo post, vou explicar também um pouco sobre os tecidos que mais são usados para cortinas! 

 

Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

September 5, 2019

November 30, 2018

October 26, 2018

September 29, 2018

September 21, 2018

Please reload

Archive